Avaliação de Obras de Arte: Métodos e Critérios

Avaliação de Obras de Arte: Métodos e Critérios

Avaliar uma obra de arte torna-se um passo tão importante quanto produzi-la. Afinal, somente assim é possível compreender sua mensagem e seu valor de mercado. Aliás, a avaliação das obras artísticas é um processo fundamental para o leilão de arte, de modo que os interessados possam comprar obras de arte exclusivas e originais. 

Neste post do Blog Canvas Galeria, especializada em leilão de arte, veremos como alguns pontos que são usados analisar pinturas, esculturas e afins, considerando todos os critérios mais importantes. Então, continue a leitura!

Como analisar uma obra para leilão de arte? 

Quando pensamos em como analisar uma obra de arte, a análise pode ser objetiva (ou visual) ou subjetiva. Assim, a análise objetiva descreve os elementos à medida que são vistos. Já a análise subjetiva (ou simbólica) descreve nossos sentimentos ao visualizar a obra.

Podemos também analisar uma obra sob um ponto de vista formal (ou estético), que avalia toda a sintaxe visual (composição), incluindo:

  • Contexto histórico;
  • Tema;
  • Organização dos elementos – o que envolve uma pesquisa mais abrangente.

Observação de elementos básicos

Como uma leitura pode variar de acordo com as sensações que a obra de arte pode causar em cada um de nós, alguns elementos básicos são estabelecidos na leitura. 

Portanto, alguns critérios comuns devem ser levados em conta:

  • Tempo;
  • Técnica;
  • Tema;
  • Recursos utilizados pelo artista.

Avaliação com base em pesquisas

Ao analisar uma obra de arte usando pesquisas apropriadas, devemos, primeiramente, reunir dados sobre o autor. Entre os dados mais relevantes estão a data de nascimento e falecimento, origem social, formação, bem como outras obras de destaque. 

Além disso, a avaliação foca no reconhecimento do tema (cena religiosa, histórica, mitológica, alegórica, retrato, paisagem, etc). Se a obra faz parte de uma exposição, isso também é considerado no processo de avaliação, assim como a data da primeira aparição pública da obra artística. 

Se for o caso, pode-se também adicionar dados relativos à sua localização, criando uma breve legenda: autor, título, data de produção, suporte/material, dimensões e local de armazenamento/exposição.

Originalidade

Ninguém no mundo da arte gosta de plágio, a menos que uma impressão seja produzida com os benefícios revertidos para o artista ou espólio de quem a criou. A originalidade no estilo costuma ser o que torna uma obra de arte única. Ademais, o uso de cores, jogos de formas, tons, texturas e pinceladas contribuem para a originalidade e, em última análise, apontam para a qualidade da obra.

Avaliação da proporção

De peças clássicas a obras abstratas, a proporção do tema, personagens, estruturas e cenas pode determinar a qualidade da obra, bem como a habilidade técnica do artista que a criou.

Perspectiva

A perspectiva é outro elemento que ajuda na avaliação de uma obra de arte. Ela exige que os artistas se coloquem no lugar do espectador. Desse modo, um aspecto importante é compreender a utilização de primeiro e segundo plano, bem como de espaços negativos e positivos para alcançar um equilíbrio estético. 

Os exemplos incluem a lateral de um prédio, estrutura ou mesa, uma tigela de frutas ou até mesmo um animal. Além disso, a perspectiva permite que a ilusão de objetos tridimensionais ganhe vida dentro da obra, de forma que o espectador possa sentir como se estivesse dentro de uma pintura ou obra de arte.

Conclusão

Comprar obras de arte em leilão de arte é um bom caminho para aumentar a coleção com peças originais, valiosas e exclusivas de artistas renomados. No entanto, dê esse passo confiando em galerias de arte como a Canvas Galeria, que realiza avaliações criteriosas e justas sobre as obras que oferecemos em nosso espaço físico e em nossos leilões de arte online. 

Acesse nosso site e confira nosso próximo leilão online! 

Pesquisar

Redes Sociais