Uma das etapas mais importantes que antecedem um leilão online de obras de arte é a avaliação das peças leiloadas. A avaliação das obras é fundamental para que se possa chegar ao valor de mercado ideal. E isso certamente influência nas ofertas iniciais do leilão online de obras de artes.
Para que essa avaliação ocorra da forma correta, os avaliadores analisam aspectos como cores, texturas, técnica utilizada e principalmente o reconhecimento dos autores.
Mas saiba em mais detalhes quais aspectos são considerados na avaliação das obras de arte – seja para um leilão online, presencial ou para compras de artes fora do leilão. Então confira mais sobre aqui no Blog Canvas Galeria de Arte!
O que é avaliação de arte?
A tarefa de avaliar uma obra de arte, como uma pintura ou uma escultura, requer uma combinação de informação objetiva e opinião subjetiva. A apreciação da arte certamente é subjetiva, mas o objetivo de avaliar uma imagem não é simplesmente verificar se você gosta/não gosta de um quadro ou escultura.
Portanto, é preciso descobrir as razões por trás da opinião (gosto ou não gosto) e identificar todas as qualidades positivas, que levam à formação de valor da obra.
Como apreciar uma obra de arte?
A maneira mais fácil de compreender e, portanto, apreciar uma obra de arte é investigar seu contexto ou antecedentes. Isso permite entender o que estava (ou poderia estar) na mente do artista no momento em que criou a obra em questão.
3 Dicas para avaliação de obras artísticas
1. Cores na obra de arte
A cor, de fato, é um dos elementos mais importantes nas obras de arte. Mas para que a cor tenha a devida relevância, é necessário aplicar as cores certas, nas proporções certas e nos lugares certos da sua pintura. Pode até parecer algo relativamente simples, mas a combinação e o uso das cores em todas em diferentes graus de intensidade e saturação são capazes de transmitir emoções e impactar como as pessoas avaliam a obra arte.
2. A linguagem das obras de arte
Um artista deve demonstrar como usar a linguagem da arte. Então, quando um artista cria uma obra de arte, ele utiliza os elementos da Arte e os princípios do Design. Em suma, os elementos da arte são: Linha, Forma, Cor, Valor, Textura, Forma e Espaço. Já os princípios do design abrangem: Ritmo, Movimento, Equilíbrio, Proporção, Variedade, Ênfase e Unidade.
3. Artista e sua trajetória
Sem dúvidas, a autoria é um fator que determina o valor de uma obra. Autores da mesma época e que utilizam técnicas idênticas podem ter suas obras avaliadas com cotações diferentes.
4. Assinatura
Toda obra tem um autor e todo autor deve assinar seu nome em sua criação. Desse modo, a obra de arte recebe a devida valorização no mercado de artes.
5. Técnicas aplicadas nas obras de arte
A depender da técnica aplicada, as obras podem ter valor maior ou menos no mercado. As obras mais valorizadas atualmente incluem óleo sobre tela ou madeira e acrílico sobre tela ou madeira.
6. Tamanho e outros fatores
Com algumas exceções, quanto maior a obra, maior o preço dela. Além disso, outros aspectos influenciam no valor praticado em leilão online de obras de arte, por exemplo:
- Materiais utilizado na obra;
- Tema do quadro;
- Histórico do artista;
- Estado de conservação;
- Origem da compra;
- Participação em exposições, entre outros.
Já sabendo como são feitas as avaliações de valor de pinturas e esculturas, participe do leilão online de arte promovido pela Canvas Galeria de Arte Online e aumente sua coleção de obras com peças de grandes artistas brasileiros!