Aldemir Martins foi um dos mais renomados pintores, ilustradores e escultores brasileiros. Nascido em Ingazeiras, no Ceará, em 1922, o artista recebeu grande destaque no modernismo brasileiro e nas galerias de arte online.
As obras figurativas de Martins retratam a cultura e a paisagem do Nordeste por meio de cores vibrantes, traços marcantes e formas estilizadas. Dominando com maestria as técnicas de pinceladas e o uso da luz, o artista imbui suas obras com uma alegria contagiante.
As formas, facilmente assimiláveis e de entendimento intuitivo, convidam o público a mergulhar em um universo singular, permeado pela cultura e pelas paisagens do Brasil.]
Obra Sem Título – Aldemir Martins
Obras mais importantes do pintor Aldemir Martins
O Galo (1954)
Assim como gostava de representar as pessoas, cenários e a natureza em suas obras artísticas, Aldemir Martins também eternizava nas telas os animais. A pintura O Galo, por exemplo, ainda é uma das obras mais procuradas do pintor e escultor nas galerias de arte online.
Os Cangaceiros (1956)
Retratando temas relacionados ao Nordeste, o artista brasileiro criou a obra Os Cangaceiros, uma obra em que ele imprimiu técnicas modernistas, traços finos e cores que refletiam o êxtase da década de 80.
Seguindo a mesma linha de obras, na Canvas Galeria de Arte temos o quadro Cangaceiro. Feito pelo pintor em 2003.
Obra Cangaceiro – Aldemir Martins
Flores e Frutas
As representações de flores de frutas são outro destaque nas obras produzidas pelo artista brasileiro, que faleceu em 2006, em São Paulo. Nesta temática, o uso de cores vivas e fortes também se fez presente, apontando também diferentes elementos nas telas.
Um pouco da história de Aldemir Martins
Desde cedo, a paixão do artista pelo desenho era evidente, rabiscando o chão de terra com gravetos e criando seus primeiros esboços. Então, sua vocação artística floresceu no Colégio Militar de Fortaleza, onde se tornou orientador artístico de sua classe.
Em 1945, Aldemir migrou para o Rio de Janeiro, centro cultural efervescente. Lá, ele se uniu ao grupo “Os Quatro Modernos”, formado por Antônio Bandeira, Inimá de Paula e Roberto Feitosa. Essa irmandade artística, sobretudo, impulsionou a carreira de Aldemir, que logo se destacou por seu estilo único.
Filho de um funcionário público e de uma dona de casa, ambos de vida simples, Martins teve uma infância pobre. E apenas o Exército surgia em sua vida como uma das poucas possibilidades de inclusão social naquele momento.
Já servindo ao Exército, Martins despontou seu talento artístico ao desenhar o mapa aerofotogramétrico de Fortaleza. Além disso, ele venceu o concurso promovido pela Oficina de Material Bélico, conquistando seu primeiro prêmio.
Trajetória profissional do artista
Alguns marcos foram muito importantes na carreira do Pintor Aldemir Martins, por exemplo:
- 1950: Primeira exposição individual no Rio de Janeiro.
- 1954: Recebe o Prêmio Leirner de Gravura na Bienal de São Paulo.
- 1962: Cria o cenário para o 1º Festival da MPB da TV Record.
- 1977: Recebe o Prêmio Nacional de Artes Plásticas do Ministério da Educação e Cultura.
Aldemir faleceu em fevereiro de 2006, aos 83 anos, deixando um legado vibrante e inestimável para a arte brasileira. Sua obra continua a encantar e inspirar pessoas de todas as idades. Tanto que suas marcantes pinturas estão expostas, atualmente, em galerias de arte, museus e coleções privadas em países como Brasil, França, Suíça, Itália, Alemanha, México, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Chile e Peru.
Leilão de obras do artista
Tem interesse em ampliar sua coleção de obras de arte comprando uma exclusividade do Pintor Aldemir Martins? A Canvas Galeria é uma galeria de obras de arte online que realiza leilões online com segurança e comodidade.
Então confira nossas as obras deste artista e muitos outros em nosso e-commerce!