Conheça o Artista: conheça a vida e obra de Luiz Áquila

Conheça o Artista: conheça a vida e obra de Luiz Áquila

Você já participou de um leilão de obra de arte ou de um leilão de quadros online? Então certamente deparou-se com algumas obras do artista Luiz Áquila. Áquila é um dos artistas brasileiros de arte contemporânea mais conhecidos e respeitados mundialmente. 

A obra “A Pintura, os Círculos e os Pontos” é uma das suas criações de maior destaque, sendo avaliada em quase 30 mil reais. Mas o pintor, desenhista, gravador e professor, que atuou como orientador artístico da Geração 80, tem muitas outras criações que você precisa conhecer! 

Então conheça um pouco mais sobre a vida do Pintor Luiz Áquila com o Blog Canvas Galeria!

Sobre Luiz Áquila

Luiz Áquila da Rocha Miranda nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1943. Em 1959 e 1960, o artista, ainda adolescente, inicia sua jornada nas artes ao receber aulas de pintura com Aluísio Carvão e de xilogravura com Oswaldo Goeldi

Em 1962, Luiz Áquila muda-se para Brasília, local onde, como aluno livre, passa a frequentar cursos na UnB – Instituto de Arte e Arquitetura da Universidade de Brasília. Cerca de três anos após, já em 1965, o jovem pintor é contemplado com uma bolsa do governo francês e vai estudar na Cité International des Arts, em Paris.

Ainda em 1965, Áquila viaja para Lisboa e começa a trabalhar na Sociedade de Gravadores Portugueses, ficando na Europa até 1968. Em seguida, retorna ao Brasil e assume a cadeira de professor de desenho e plástica na Universidade de Brasília.

Em 1972, o pintor e desenhista se muda para Londres com o objetivo de estudar gravura na Slade School of Fine Arts. De 1979 a 1986, ensina pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage – EAV/Parque Lage, Rio de Janeiro. Durante este período, Ávila contribui fortemente para a formação dos jovens artistas da Geração 80. 

Mostras no MAM e no MASP

Nos anos de 1983, 1985 e 1989, o artista participou das edições 17ª, 18ª e 20ª Bienal Internacional de São Paulo. Em 1992, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM/RJ organizou mostras retrospectivas do trabalho de Luiz Áquila. O mesmo aconteceu em 1993, no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – Masp.

Estilo das obras de Luiz Áquila

A pintura de Áquila foi catalogada como uma aerofotogrametria da paisagem e como um informalismo tropical. Além disso, seu estilo tem como característica o cromatismo vibrante e o jogo de tensões entre formas, que se completam e se equilibram. Linhas em zigue-zague e manchas de cor também constituem suas obras, que destacam formas orgânicas fragmentadas.

Obras do artista em destaque 

Entre algumas das maiores obras de Áquilo estão as pinturas nomeadas como:

  • “A Grande Tela” (óleo sobre tela)
  • “A Pintura e o Movimento” (acrílica sobre tela)
  • “A Pintura e o Ornitólogo” (acrílica sobre tela)
  • “A Pintura e o Trajeto Horizontal” (acrílica sobre tela)
  • “A Bela Estrela Reencontrada” (acrílica sobre tela)
  • “Mademoiselle Tostes, a Pintura e a Rosácea” (acrílica sobre tela)

As obras “A Pintura e o Trajeto Horizontal” e “A Bela Estrela Reencontrada” você encontra na loja online da Galeria Canvas. Outras obras renomadas como essas você pode conferir na exposição que realizamos. que antecede o leilão de obra de arte.
Gostou e quer ter um quadro do Pintor Luiz de Aquila na sua coleção? Veja o e-commerce e fique atendo ao nosso próximo leilão!

Foto: Luiz Aquila na Galeria Patricia Costa. Foto: Ana Branco / Agência O Globo

Redes Sociais