Conheça o Artista Vida e Obra de Aldemir Martins

Conheça o Artista: Vida e Obra de Aldemir Martins

Em um leilão de arte online, algumas das obras mais requisitadas são fruto da criação do artista Aldemir Martins. Aldemir nasceu em uma pequena cidade da região do Vale do Cariri, no Ceará. 

De infância pobre, desde cedo empenhou-se nas artes, dedicando-se ao desenho. O artista reúne diversas obras criativas, que sempre encantam os compradores presentes em cada leilão de arte online que a Galeria Canvas realiza. Por isso, conheça mais sobre esse artista brasileiro tão renomado! 

Quem foi Aldemir Martins?

Aldemir Martins nasceu em Ingazeiras, Ceará, no dia 8 de novembro de 1922. O  artista plástico, que viveu até 2006, consagrou-se como pintor, ilustrador e escultor. Sua origem nordestina sempre esteve presente em suas obras, que reproduziam  a paisagem e o homem do Nordeste brasileiro.

Enquanto jovem, Martins demonstrava seu talento para as artes, o que o levou a ser selecionado como orientador artístico na sala de aula. Em 1941, o artista ingressou no Exército, mas nunca deixou de exercer aquilo que mais amava: as atividades artísticas.

Criação da SCAP junto com outros artistas

No ano de 1942, Aldemir Martins criou o SCAP – Sociedade Cearense de Artistas Plásticos e deu origem também ao Grupo Artys. Outros artistas participaram do feito, incluindo, Mario Barata, Barbosa Leite e Antônio Bandeira. 

Já em 1943, Martins participou do Salão Abril – III Salão de Pintura do Ceará. Passados dois anos (em 1945), Aldemir migrou-se para o Rio de Janeiro após deixar o Exército. Lá, então, o artista participou da exposição coletiva na Galeria Askanasi.

Em 1946, quando já estava morando em São Paulo, o pintor, escultor e desenhista participou de inúmeras exposições coletivas. A partir daí, novas conquistas ocorreram:

  • Em 1951, na Bienal de São Paulo, Aldemir recebeu o Prêmio de Desenho pela obra “O Cangaceiro”. 
  • Em 1953, Aldemir Martins expôs suas obras no evento “Pintores Brasileiros”, em Tóquio, Japão.
  • Em 1954, o pintor foi destaque na exposição “Gravuras Brasileiras”, em Genebra, Suécia.
  • Em 1978, Aldemir Martins participou da coletiva “Retrospectiva 19 Pintores”, organizada no Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Elementos característicos das obras de Aldemir Martins

Em seus trabalhos como desenhista, escultor e pintor, Aldemir Martins utilizava os mais diversos materiais, por exemplo, madeira, telas de linho, juta, papel de carta e cartões. 

Além disso, em seu vasto conjunto de obras, representou a natureza e a gente brasileira com paisagens naturais, frutas, animais, cangaceiros e outros elementos de traços marcantes e cores fortes, resplancendendo toda a brasilidade do seu trabalho. 

Artistas que influenciaram as obras de Martins

Em 1945, já com residência fixa em São Paulo, o pintor frequentava cursos sobre  gravura e história de arte. Foi nesse momento que ele criou o álbum de gravuras denominado “Cenas da Seca do Nordeste”. 

Para compor essas obras, Martins inspirou-se nas criações e nos traços de Cândido Portinari, que utilizava cores vibrantes em suas obras artísticas. Aliás, a estética dominante de Martins é a estética figurativa, que ressalta as paisagens naturais brasileiras. A série de gatos (vermelho e amarelo) e seus vasos de flores, sobretudo, se tornaram a marca registrada do artista.

Leilão de arte online com obras de Aldemir Martins

A Galeria Canvas organiza e realiza leilões de obras de arte online priorizando obras de renomados artistas brasileiros. Então, se você tem interesse nas criações e pinturas de Aldemir Martins, pode adquirir por meio da nossa loja online algumas obras como “O Cangaceiro” e “Flores”. 

Redes Sociais