Comprar uma obra de arte de Di Cavalcanti é um privilégio para quem ama as artes. Muitos colecionadores de pinturas buscam, por meio de uma galeria de arte ou de um leilão de arte, encontrar obras de um dos artistas mais famosos dos últimos tempos.
O artista possui uma história e uma trajetória riquíssimas, atuando em diversas áreas, por exemplo, como ilustrador, escritor e, claro, pintor. Então, conheça mais a fundo a vida de Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque Melo, o Di Cavalcanti!
Então continue lendo este artigo do Blog Canvas Galeria de Arte!
Quem foi Di Cavalcanti?
Di Cavalcanti era o nome artístico de Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque Melo. Ao longo da vida, Emiliano exerceu diversas atividades que enriqueceram ainda mais sua jornada pelas artes. Além de pintor e desenhista, Emiliano era reconhecido por produzir muralismo, ilustrações, caricaturistas e projetos de cenógrafo.
O artista também demonstrou suas habilidades como escritor, jornalista e poeta, tornando-se doutor honoris causa pela Universidade Federal da Bahia. Enaltecido como um grande representante do modernismo brasileiro, Di Cavalcanti retratou a vida cotidiana do povo brasileiro em suas obras, dando destaque para figuras populares: favelados, sambistas, mulatas e operários.
Suas obras estão expostas em museus e galerias de arte do Brasil e do mundo. Além disso, muitas pessoas acessam as criações dele por meio de leilão de arte, onde seus quadros são arrematados por alto valor.
Vida e morte de Di Cavalcanti
O Pintor nasceu no Rio de Janeiro em 6 de setembro de 1897. Desde cedo demonstrou interesse pelas artes plásticas, e aos 11 anos já era aluno do pintor Gaspar Puga Garcia. Em 1914, começou a trabalhar como ilustrador para a revista “Fon-Fon”, onde conheceu outros artistas modernistas, como Anita Malfatti e Tarsila do Amaral.
Di Cavalcanti morreu no Rio de Janeiro em 26 de outubro de 1976. Sua obra é considerada uma das mais importantes do modernismo brasileiro, e contribuiu para a afirmação da identidade cultural do país.
Principais obras do artista que estão em galeria de artes
Algumas das obras mais famosas de Di Cavalcanti são:
- Samba (1923)
- Músicos (1924)
- Cinco moças de Guaratinguetá (1926)
- Mangue (1930)
- Pierrete (1932)
- Pierrot (1934)
Curiosidades
Em 1922, O pintor foi um dos idealizadores da Semana de Arte Moderna, evento que marcou o início do modernismo no Brasil. Na Semana, Di Cavalcanti apresentou suas obras, que foram bastante elogiadas pela crítica.
Nos anos seguintes, Di Cavalcanti continuou a produzir obras que retratavam a vida cotidiana do povo brasileiro: a alegria do Carnaval, o dia a dia dos trabalhadores… Suas pinturas são coloridas e vibrantes, e expressam um forte senso de sensualidade e alegria de viver.
Onde comprar obra de arte de DI Cavalcanti e de outros artistas?
A Canvas Galeria é uma referência em galeria de arte de SP, oferecendo obras de artistas renomados em nosso espaço físico e também por meio das vendas online e de leilões de obras de arte programados.
Estamos localizados na Rua Groenlândia, 1717 – Jardim America, São Paulo. Visite nosso espaço e encante-se com as inúmeras obras disponibilizadas em nossa galeria de arte!