Dicas para iniciantes que desejam colecionar arte

Dicas para iniciantes que desejam colecionar arte

A compra de quadros e ter uma coleção de arte é um desejo seu? Muitas pessoas adorariam adquirir peças de artistas renomados, mas não sabem por onde começar. Dois dos meios mais fáceis de comprar obras de arte é através de uma galeria de arte e dos leilões de arte online

Tanto a galeria de arte quanto os leilões de arte online oferecem a você a oportunidade de arrematar obras valiosas, exclusivas e originais de grandes artistas brasileiros e internacionais. Mas apenas escolher um desses meios não é suficiente para iniciar sua jornada de compra de obras de arte com total confiança.

Pois, quem é iniciante, normalmente comete equívocos que podem gerar prejuízos financeiros. E certamente você não quer correr o risco de perder dinheiro ao comprar uma obra falsificada, por exemplo? Então, confira as dicas da Canvas Galeria de Arte de SP, que vão ajudá-lo a comprar obras artistas com mais tranquilidade!

Então continue lendo este artigo no Blog Canvas Galeria de Arte!

Como ser um colecionador de arte: veja 5 dicas!

O mundo das artes é fascinante! No entanto, conforme já abordamos, é preciso tomar alguns cuidados antes de investir seus recursos nisso. Quem sabe investir corretamente pode elevar o patrimônio, além de obter peças originais e belíssimas para o acervo pessoal.

Para chegar a esse patamar, veja algumas dicas importantes que separamos para você!

1. Colecione a arte que te impressiona– e evite tendências!

Colecionar arte é algo altamente pessoal. Ao começar esse processo, esteja aberto a tudo reflita sobre qual tipo de arte lhe interessa: o que você acha emocional e atraente. 

Desse modo, não vale a pena seguir tendências só porque outras pessoas aderiram a elas. Outra forma de começar a comprar arte é concentrar-se apenas nos últimos artistas mais vendidos. 

Embora os consultores de galeria de artes possam fornecer informações e orientações valiosas, os colecionadores devem definir o seu próprio foco, de acordo com seus gostos e sensações. 

2. Reserve um tempo para pesquisar e “treinar” seus olhos 

É muito importante pesquisar, ler o máximo possível e ver o máximo de obras de arte que puder. Sobretudo, busque visitar exposições em museus e galerias, reservando um tempo para desenvolver seu olhar mais crítico. 

Ajuda também conversar com outros colecionadores mais experientes sobre os artistas que eles apreciam. De fato, você pode aprender muito com essa estratégia! 

3. Cuidar de uma coleção é um compromisso!

Muitos dos colecionadores novatos não pensam nos cuidados de longo prazo que as obras de arte exigem. Contudo, possuir uma coleção de arte significa assumir uma responsabilidade importante. 

Os colecionadores podem antecipar gastos de 1 a 5% do valor total de uma coleção em cuidados a cada ano. Isso porque, no momento da aquisição em leilões de arte online, deve-se considerar pagamento de impostos, transporte, entre outros custos. Outras despesas podem incluir: instalação, seguro, gestão de inventário, avaliação e conservação.

4. Qualidade é melhor do que quantidade

Comece investindo em poucas peças, mas que sejam de qualidade. Lembre-se que a qualidade, nesse caso, tem relação com a importância histórica e com o nível de reconhecimento do artista.

5. Visite galerias de arte e participe de leilões, mesmo sem compromisso

Quanto mais contato tiver com o mundo das artes, mais estará preparado para entrar nele e investir na compra de obras exclusivas e famosas. Mas você pode começar devagar, apenas fazendo visitas e participando de alguns leilões como um “olheiro”. Observe como os demais participantes se comportam quando querem arrematar um objeto de arte.
Além disso, vale pesquisar sobre como funcionam os leilões online, que têm um modo de operação um pouco diferente. A Canvas Galeria de Arte realiza leilões online programados, que são uma oportunidade para você conhecer esse mundo e, quem sabe, comprar seu primeiro quadro de um artista famoso!

Redes Sociais