Guia profissional para avaliação de uma coleção de obras de arte

Guia profissional para avaliação de uma coleção de obras de arte

Você tem obras de arte em casa e procura por um espaço especializado para vendê-las ou avaliá-las?  A Canvas, galeria de arte que reúne os melhores artistas do mercado e colecionadores de todo o Brasil, poderá lhe ajudar a descobrir o melhor valor para sua obra.

Saiba quais são os passos que são usados pelos avaliadores de obras de arte antes  de colocarem as peças a venda em leilões de quadros neste artigo do Blog Canvas Galeria!

Por que é essencial avaliar uma coleção de arte?

Muitos motivos justificam entender mais sobre como avaliar uma obra de arte, por exemplo: 

  • Planejamento patrimonial: a avaliação permite estabelecer o tipo de incentivo fiscal ou imposto a ser pago ao comprar as obras artísticas.
  • Restauração: caso a obra de arte tenha danos e necessite de reparos, é de grande valia conhecer o valor atualizado do objeto. Assim é possível determinar o custo real do dano para então executar o reparo.
  • Vendas: você precisará saber o valor de sua obra de arte a fim de definir um valor apropriado, caso planeje vendê-la.
  • Seguro: as seguradoras realizam uma avaliação profissional para determinar o sinistro e o valor do seguro.
  • Financiamento: para utilizar uma obra de arte como garantia de um empréstimo, será necessária uma avaliação profissional e recente.

3 Dicas para obter avaliação profissional

1. Conheça mais sobre a obra de arte e sobre o artista

Se você tem um quadro de um artista de renome, vale a pena buscar conhecer mais sobre ele, sua história, seu trabalho e outras informações sobre peças que já estão circulando no mercado. Assim você compreenderá qual o peso dele no mercado atualmente.

2. Documente todas as informações sobre a obra de arte

O que se recomenda é que o proprietário da obra de arte tenha as informações relacionadas ao objeto prontas. Dessa forma o avaliador poderá realizar a melhor avaliação possível. Por isso é tão importante documentar informações sobre suas peças no momento de adquiri-las.

Em casos de artistas bem estabelecidos, é interessante levar para um avaliador de obra de arte para garantir a autenticidade da obra.

3. Escolha o avaliador de arte ideal

Busque recomendações de avaliadores confiáveis com outros colecionadores de arte, curadores e galeristas. Além disso, é fundamental observar a formação e a experiência do avaliador na área específica de obras de arte que você possui.

3. Trabalhe com uma galeria de arte renomada e confiável

A compra de obras de arte com uma galeria de arte confiável e renomada é sempre um negócio interessante. Primeiramente porque existe a garantia do que está comprando, via leilão de arte, obras autênticas e de artistas reconhecidos. 

Além disso, uma galeria de arte como a Canvas oferece sempre o melhor atendimento personalizado. Afinal, buscamos entender a dinâmica do mercado de obras de arte para ofertar quadros e objetos que atendam às expectativas dos colecionadores e demais compradores. 

Conheça o leilão da Canvas, Galeria de Arte!

Durante todo o ano, a Canvas Galeria de Arte, faz a captação de obras autênticas e de artistas conhecidos para seus leilões. No total, são 4 leilões por ano, com exposição das obras pelo período de uma semana. 

Desse modo, os clientes e interessados em arrematar as peças e quadros podem conhecer os objetos antes do leilão. Além disso, o leilão é divulgado com antecedência de 10 dias através da internet. 
Cabe destacar que a Canvas Galeria de Arte já efetivou mais de 90 leilões com relevantes artistas nacionais, o que resultou em grande sucesso de vendas. Entre em contato conosco e saiba mais!

Redes Sociais