Inventário de Herança o que fazer com quadros

Inventário de Herança: o que fazer com quadros

O leilão de arte brasileira é uma ótima oportunidade para comprar  ou vender quadros autênticos de artistas famosos. Os quadros de leilão são selecionados de acordo com vários critérios e passam por uma curadoria cuidadosa antes da oferta. 

Além disso, os leilões de arte brasileira podem ser uma maneira interessante de se vender obras de arte que você adquiriu através de herança. Mas é importante ter atenção especial com a venda das obras provenientes de herança. Afinal, a venda implica questões de pagamento de impostos, entre outros aspectos que vamos conhecer aqui no blog da Canvas Galeria de Arte. 

Obras de arte de herança

Segundo o disposto no artigo 622, inciso VI, do Código de Processo Civil, o inventário deve constar a declaração de todos os bens. O patrimônio que fica de herança para os familiares pode ser composto por apartamentos, carros, investimentos e também por obras de arte. 

Portanto, todos esses bens constam no espólio e são partilhados no inventário. Recentemente o Supremo Tribunal Federal tomou uma decisão que coopera com os herdeiros. O STF estabeleceu que a União não pode cobrar Imposto de Renda sobre ganho de capital proveniente da valorização de bens repassados por doação ou herança. 

Procure por profissionais que possam fazer uma avaliação completa das peças para, conhecer o seu valor no mercado

Avaliação de obras de arte com profissionais especializados em comprar quadros

Nos casos de herança, é muito comum que os herdeiros não saibam o valor real das obras herdadas. Por isso, recomendamos a procura pela avaliação de um profissional ou de uma galeria de arte como a Canvas Galeria que se destaca por sua reconhecida experiência nessa área.

O conhecimento sobre o valor da obra contribui para uma venda justa, sem abdicar do valor cultural da obra. Os avaliadores de arte certificados têm anos de experiência, proporcionando segurança e tranquilidade para aqueles que os procuram.

Existem vários benefícios em contratar um avaliador de uma galeria de arte especializada em leilão: 

1. Facilidade na venda de obra de arte avaliada

Ter quadros e outros objetos avaliados por um profissional certificado tornará o processo de venda mais fácil. dispensa a necessidade de discutir sobre o preço, uma vez que a obra já foi avaliada; e elimina todas as dúvidas sobre a autenticidade da obra. 

2. Orientação na compra de obras de arte

A indústria da arte é bem desafiadora para quem não tem muita experiência. Um avaliador certificado em artes plásticas pode ajudá-lo a conhecer as particularidades desse universo. 

Um profissional especializado tem a habilidade de identificar a autenticidade das obras, valorá-las e pesquisar informações mais detalhadas sobre a peça antes da sua aquisição. 

3. Saber o valor exato é importante para doações

Muitas pessoas tomam a decisão de doar obras de arte para museus e outras instituições. Mas, pelo fato das doações serem dedutíveis nos impostos, nem sempre o doador estima corretamente o valor do bem em questão. Por isso a importância da obra ser examinada por um avaliador certificado.

Procure a orientação dos especialistas da Canvas Galeria de Arte. Além de realizarmos leilão de arte brasileira, podemos avaliar seus quadros com segurança, eficiência e discrição. Entre em contato conosco!

Redes Sociais