Em um leilão de quadros, é comum que exista a negociação de obras de arte que já passaram pelo processo de restauração. Em suma, a restauração é uma intervenção que equilibra o processo de degradação da obra, mantendo sua estética em perfeito estado.
Mas, antes de comprar quadros, você saberia identificar se uma obra já foi restaurada ou não? Alguns sinais certamente mostram se um quadro já passou por algum tipo de intervenção antes. Mas a restauração de obras de arte feita por um verdadeiro profissional não deve apresentar nenhum detalhe!
Por isso, vale conhecer algumas das práticas adotadas pelos restauradores que trabalham com obras de galerias de arte. Além disso, confira quais os desafios os profissionais encontram para entregar obras perfeitas para um leilão de quadros!
Então continue lendo o mais novo artigo do blog Canvas galeria de arte!
A arte moderna e contemporânea apresenta uma infinita diversidade de materiais e técnicas de produção. Em relação às pinturas, principalmente, muitos artistas aderem a novos materiais e processos em busca de construir sua identidade artística.
No entanto, há vários casos em que isso acontece sem que uma avaliação criteriosa tenha ocorrido. Por isso, pode ocorrer a ausência de compatibilidade de produtos, o que prejudica a durabilidade da obra.
Antes do século XX, os pintores avaliavam em seus processos técnicos questões como, por exemplo, as reações de pigmentos com tipos de aglutinantes. Contudo, embora essas técnicas tenham sido transmitidas por muitos anos, os métodos aplicados na arte a partir do século XX mudaram.
Por isso, os experimentos não possuem o mesmo formato e deixam passar diversas informações relevantes para o processo de conservação e restauro das obras. Na conservação de arte contemporânea, o maior desafio é identificar os materiais e as abordagens técnicas utilizadas. Aliás, somente com esses dados é possível determinar as patologias e processos de degradação que as obras apresentam.
Acreditava-se que os produtos desenvolvidos na época pós-industrial (décadas de 50 e 60), incluindo os polímeros sintéticos, possuíam alta estabilidade e durabilidade. Mas hoje já se sabe que os produtos oferecem incompatibilidade material, fazendo surgir os famosos desprendimentos pictóricos com aparência “craquelada”.
Há informações de pintores que utilizaram tinta acrílica sobre telas industrialmente fabricadas à base de óleo. Mas após um tempo, a camada pictórica se desprendeu da tela, dando origem a escamas de tinta.
Os exemplos citados são apenas alguns dos desafios que os restaurantes encontram, atualmente, para manter obras conservadas, principalmente as destinadas ao leilão de quadros.
Na preservação, os processos e técnicas utilizados para conservar e restaurar pinturas históricas e obras de arte que vão ao leilão de quadros são estabelecidos por uma série de fatores.
No entanto, dois fatores-chave permitem identificar qual o processo de conservação específico será utilizado: o tipo de tinta e o tipo, ou causa, da falha.
A restauração e conservação da pintura começa com uma avaliação das condições, que examina as condições existentes da obra de arte a ser conservada e restaurada. Além disso, o processo de avaliação serve para documentar o máximo possível do original.
Isso pode incluir mapeamentos da obra de arte, identificando áreas de falha, como descamação da tinta, áreas craqueladas, rasgos ou delaminação da tela, manchas, eflorescência ou danos causados pela água. Para pintura decorativa, isso pode incluir o traçado do estêncil histórico ou uma cor personalizada que combine com a pintura histórica.
Durante uma avaliação das condições, o conservador também realizará testes de solvente. Em suma, são testes que determinarão a metodologia apropriada de limpeza ou remoção. Assim, pode-se determinar se existe algum acabamento incompatível, por exemplo, verniz amarelado, e se e como ele pode ser removido adequadamente.
Ao pintar, o conservador tem especial cuidado em limitar as áreas de pintura apenas às áreas de perda de tinta, nunca pintando sobre a camada de tinta histórica.
Agora que você já conhece os desafios e técnicas de restauro de obras de arte, ao comprar quadros, escolha uma galeria de arte da sua confiança. A Canvas Galeria trabalha com os melhores profissionais para oferecermos obras artísticas originais e renomadas em nossos leilões de arte online.
Gostou e quer encontrar obras de renomados artistas como Aldemir Martins, Luiz Aquíla e outros mestres? Visite nosso site e saiba mais nossas obras de arte!
Um leilão de quadros é um tipo de venda pública na qual as obras de…
Você adora obras de arte e planeja aumentar sua coleção de quadros e esculturas? Saiba…
A carioca Katharina Welper é uma artista ainda jovem, mas que já deixou seu nome…
Galerias, lojas e outros espaços públicos são excelentes ambientes para encontrar e comprar quadros decorativos.…
Comprar quadros à venda pode ser algo desafiador e até intimidador, especialmente se você for…
Nos últimos anos, as facilidades e inovações do mundo digital impulsionam a venda de quadros…