Luiz Aquila na Galeria Patricia Costa. Foto: Ana Branco / Agência O Globo
Você já participou de um leilão de obra de arte ou de um leilão de quadros online? Então certamente deparou-se com algumas obras do artista Luiz Áquila. Áquila é um dos artistas brasileiros de arte contemporânea mais conhecidos e respeitados mundialmente.
A obra “A Pintura, os Círculos e os Pontos” é uma das suas criações de maior destaque, sendo avaliada em quase 30 mil reais. Mas o pintor, desenhista, gravador e professor, que atuou como orientador artístico da Geração 80, tem muitas outras criações que você precisa conhecer!
Então conheça um pouco mais sobre a vida do Pintor Luiz Áquila com o Blog Canvas Galeria!
Luiz Áquila da Rocha Miranda nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1943. Em 1959 e 1960, o artista, ainda adolescente, inicia sua jornada nas artes ao receber aulas de pintura com Aluísio Carvão e de xilogravura com Oswaldo Goeldi.
Em 1962, Luiz Áquila muda-se para Brasília, local onde, como aluno livre, passa a frequentar cursos na UnB – Instituto de Arte e Arquitetura da Universidade de Brasília. Cerca de três anos após, já em 1965, o jovem pintor é contemplado com uma bolsa do governo francês e vai estudar na Cité International des Arts, em Paris.
Ainda em 1965, Áquila viaja para Lisboa e começa a trabalhar na Sociedade de Gravadores Portugueses, ficando na Europa até 1968. Em seguida, retorna ao Brasil e assume a cadeira de professor de desenho e plástica na Universidade de Brasília.
Em 1972, o pintor e desenhista se muda para Londres com o objetivo de estudar gravura na Slade School of Fine Arts. De 1979 a 1986, ensina pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage – EAV/Parque Lage, Rio de Janeiro. Durante este período, Ávila contribui fortemente para a formação dos jovens artistas da Geração 80.
Nos anos de 1983, 1985 e 1989, o artista participou das edições 17ª, 18ª e 20ª Bienal Internacional de São Paulo. Em 1992, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM/RJ organizou mostras retrospectivas do trabalho de Luiz Áquila. O mesmo aconteceu em 1993, no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – Masp.
A pintura de Áquila foi catalogada como uma aerofotogrametria da paisagem e como um informalismo tropical. Além disso, seu estilo tem como característica o cromatismo vibrante e o jogo de tensões entre formas, que se completam e se equilibram. Linhas em zigue-zague e manchas de cor também constituem suas obras, que destacam formas orgânicas fragmentadas.
Entre algumas das maiores obras de Áquilo estão as pinturas nomeadas como:
As obras “A Pintura e o Trajeto Horizontal” e “A Bela Estrela Reencontrada” você encontra na loja online da Galeria Canvas. Outras obras renomadas como essas você pode conferir na exposição que realizamos. que antecede o leilão de obra de arte.
Gostou e quer ter um quadro do Pintor Luiz de Aquila na sua coleção? Veja o e-commerce e fique atendo ao nosso próximo leilão!
Foto: Luiz Aquila na Galeria Patricia Costa. Foto: Ana Branco / Agência O Globo
Comprar obras de arte pode ser uma experiência gratificante e um investimento promissor, principalmente se…
Antonia Guzman é uma artista cuja vida e obra têm inspirado admiradores ao redor do…
Quem busca por obras de arte à venda tem a oportunidade de encontrar quadros, esculturas…
Os leilões de arte moderna são eventos que reúnem colecionadores, investidores e amantes da arte…
Algumas das peças artísticas de maior destaque em um leilão de arte são as esculturas.…
Não há nada melhor do que comprar obras de arte em um leilão de artes…